sábado, 18 de abril de 2015

Ecossistemas mundiais e brasileiros: Savanas

Savanas

A savana é um campo tropical onde há vegetação herbácea ou rasteira e escassas árvores. Este bioma, onde existe uma estação seca definida, se estende a partir das florestas tropicais em direção aos polos.



Tipos de savanas

Existem algumas espécies de savanas em nosso planeta e cada uma delas com características distintas. As espécies são: a savana africana, temos também a savana subtropical, savana temperada, savana mediterrânea, savana pantanosa e savana montanhosa.


Savana africana




A Savana africana possui uma vegetação de clima tropical com estações bem definidas como chuva e seca, além de solo fértil.  A savana fica localizada no leste da África e possui em sua fauna várias espécies de animais como os leões, os elefantes, os antílopes e as zebras, além de insetos e pequenos animais.

Savanas temperadas



As savanas temperadas possuem um clima temperado, ou seja, inverno seco e verão úmido. A vegetação é composta por capins, gramas e plantas floríferas.


Savanas mediterrâneas



As savanas mediterrâneas são compostas pela vegetação com muitos arbustos e árvores pequenas, embora o solo seja pobre. Essa savana é a mais ameaçada de extinção e degradação do planeta devido à urbanização, ao plantio (agricultura) e a criação de animais.






Savanas pantanosas






As savanas pantanosas possuem o solo fértil e o clima é tropical com períodos de inundações.





Savanas montanhosas





As savanas montanhosas possuem vegetação de zonas alpinas (região fria e montanhosa) e subalpinas e por essa razão encontramos várias espécies endêmicas (podem ser espécies de plantas ou animais que possuem características próprias de determinada região apenas e não são encontradas em mais nenhuma outra).  Já na fauna, encontramos animais como o javali, o bisão-europeu, lebres, veados, cervos, linces, lobos e outros animais.


Caracteristicas da Savana




Embora a maioria das savanas são planas, há algumas que são montanhosas. No início da estação das chuvas as margens de córregos são rapidamente inundadas. Nos períodos de seca, os rios retornam a seus canais, deixando grandes áreas aluviais que secam ao sol. As planícies inundadas e deltas com solos aluviais são os melhores lugares para os assentamentos.



                          Flora e fauna





Em algumas savanas, a maioria dos arbustos cresce em grupos isolados, entre áreas abertas de solo vermelho. Assim que as plantas amadurecem, as folhas das plantas tornam-se duras e ásperas. Na estação seca, mudam para a cor amarelada ou marrom. Durante a estação chuvosa ficam verdes e crescem rapidamente. As árvores da savana podem ser decíduas (que perdem suas folhas durante a estação seca) como algumas que compõem a floresta de miombos (um género de árvore) da África. Nas árvores do Cerrado do Brasil e dos Llanos da Venezuela as folhas são largas e perenes, e suas raízes penetram nas profundidades do solo. Nas savanas de eucalipto australianas as folhas perenes são duras.
As savanas são o habitat de muitos animais. A grama e a foliagem das árvores baixas fornecem alimento e abrigo para os animais herbívoros — que comem ervas e outros vegetais. Estes, por sua vez, atraem muitos animais carnívoros (comedores de carne). Embora o bioma de savana dos vários continentes seja semelhante, a vida animal varia muito. O tamanduá-bandeira, a ariranha, o lobo-guará e a capivara são alguns dos animais que vivem nas savanas da América do Sul.
Na África, a fauna inclui grandes mamíferos como leões, zebras,girafas, elefantes, gnus, rinocerontes e outras espécies. Além desses grandes animais vivem roedores e répteis. Insetos como mosquitos, formigas e carrapatos são comuns neste bioma. Muitospássaros habitam entre as árvores perto dos córregos.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário